Com a crescente necessidade de aumento de eficiência e resultados dentro da indústria atual, impulsionada pelo avanço da tecnologia, é necessário pensar em diferentes maneiras de otimização do nosso trabalho atual. Uso de tecnologia, técnicas de gestão, organização de grupos, entre outras foram desenvolvidas para garantir o crescimento necessário.

No setor de compras, a situação não é diferente. Sendo um setor estratégico dentro da empresa, por ser um dos locais que mais transitam recursos, é de extrema importância estudar maneiras de otimizar os resultados do setor e dos seus colaboradores.

A seguir vamos demonstrar algumas técnicas que podem ser utilizadas dentro do time de compras, de maneira a aumentar os seus resultados e do seu time:

1 – Divisão do time de compras em diferentes setores:

Uma maneira de aumentar a eficiência do seu time é segmentar as cotações que cada um é responsável em diferentes famílias. Certos compradores são melhores na aquisição de MRO, alguns têm mais expertise em matéria-prima e insumos principais, enquanto outros tem maior facilidade na compra de itens de apoio a produção, como ferramentas e embalagens.

Dividir o time em setores traz agilidade para o departamento de compras. E caso você queira treinar seus colaboradores em diferentes áreas, é possível em épocas de menor demanda na equipe, variar as demandas que cada um recebe, fazendo assim que cada vez mais seus compradores conheçam do processo como um todo. Afinal, o sonho de todo gerente é um time multidisciplinar que consiga resolver qualquer demanda.

Construção de Times Vencedores
Construção de Times Vencedores

2 – Foco em desenvolvimento de fornecedores com produtos diversos:

A grande maioria das empresas tem focado em reduzir seus fornecedores. A medida permite um maior controle do processo de compras, e ajuda ao gestor entender melhor quais as áreas necessitam de atenção. Mas como é possível reduzir estes fornecedores?

Fornecedores que possuem uma gama grande de produtos fornecidos devem ser o foco do setor de compras. Além disso, é importante que os fornecedores da base tenham capacidade de atender demandas diversas, como por exemplo, itens importados, itens da área de manutenção e produtos de baixa recorrência.

Ter esses fornecedores coringas permite maior agilidade no setor de compras, pois podem receber demandas diversas, eliminando a necessidade de cadastro de novos fornecedores. Imagina se a cada peça de reposição necessária for preciso cadastrar um fornecedor novo? Em empresas de grande porte isso fica inviável, daí a grande vantagem de possuir fornecedores coringas.

Aqui no Agente G, acreditamos em possuir fornecedores que consigam atender uma grande gama de produtos. Um dos nossos fornecedores, a Global Suprimentos, trabalha com itens que vão desde embalagens e químicos, até itens mosca branca. Assim, é possível através de uma base de fornecedores que atendam uma grande gama de produtos, atender toda sua demanda.

Análise de Mercado para Tomada de Decisões
Análise de Mercado para Tomada de Decisões

3 – Utilização de sistemas de gestão, portais e outras soluções para compras corporativas:

Diversas empresas desenvolveram soluções para a área de compras. Tanto soluções como terceirização de parte do setor de compras, portais onde o comprador pode enviar suas demandas, e-commerces voltados a área industrial, entre outros.

Algumas destas empresas estão bem estabelecidas no mercado, mas só uma possui todas as funcionalidades descritas a seguir, o Agente G (www.agenteg.com.br):

Nossos principais diferenciais são:

  • Acesso em tempo real a diversas opções de aquisição;

  • Busca ativa (desenvolvemos fornecedor e encontramos produtos de difícil acesso);

  • Curva de aprendizagem simples;

  • Foco em produtos de manutenção.

Nós somos uma plataforma, focada em indústrias, que tem como objetivo trazer ganho de produtividade para o setor de compras das empresas.

Através da nossa plataforma é possível ter acesso em tempo real a produtos dos mais diversos setores, onde cada fornecedor tem sua loja, e cada comprador tem acesso a toda nossa base de produtos.

Caso você queria dar o próximo passo para aumentar o rendimento do seu time de compras, conheça nossa solução www.agenteg.com.br!

Plataforma de Manutenção Industrial 4.0
Plataforma de Manutenção Industrial 4.0

Escrito por: Guilherme Schabbach

Se você gostou deste texto, também irá gostar desses:

Você conhece a curva ABC de compras?

Aprenda como utilizar metodologias ágeis para aumentar o rendimento do seu trabalho

Descubra quais os 5 problemas que diminuem a eficiência do seu time de compras de manutenção