O que são as metodologias ágeis? Criadas por desenvolvedores de software nos anos 80 e que foram evoluídas e incrementadas até os dias de hoje, elas são técnicas de trabalho focadas em ciclos curtos e de alto rendimento.

Elas surgiram através das mudanças de pensamento causadas pelas empresas de tecnologia situadas no Vale do Silício. Foram criadas pela necessidade dessas empresas de desenvolverem novos métodos de trabalho, baseados em ciclos de produção rápidos e com alta validação dos clientes.

Utilizando a lógica do ciclo Construir-Medir-Aprender, as metologias ágeis trabalham de maneira a permitir ciclos rápidos, times auto-organizados e multidisciplinares que tinham como objetivo mudar o trabalho que historicamente foi realizado por empresas de softwares, que eram engessados, focados excessivamente em processos e pouco em pessoas.

Essas metodologias foram criadas com foco em aumento da assertividade dos projetos desenvolvidos, através da diminuição dos ciclos de desenvolvimento. Ao diminuir um grande projeto em pequenas tarefas, é possível segmentar as etapas e validar se o que está sendo construído. Na figura a seguir você pode ver como ele se comporta em comparação aos métodos tradicionais.

Metodologia Ágil vs. Metodologia Cascata
Metodologia Ágil vs. Metodologia Cascata

Assim foram criados o conceito de metodologia ágil, e ferramentas que permitiam que esse novo método de trabalho, focado no cliente e em validação do que está sendo desenvolvido pudesse ser realizado. Entre essas ferramentas podemos citar a metologia scrum, kanban e fdd como as mais conhecidas.

A seguir, vou detalhar a ferramenta kanban e como ela pode ser usada para organizar suas tarefas pessoais e priorizar o que deve ser feito por primeiro.

Kanban

É um método de gerenciamento e organização de tarefas. Foi adaptado dos quadros Kanbans criados no Sistema Toyota de Produção e tem como objetivo permitir a segmentação das tarefas em cartões. Em seguida, você divide os cartões em grupos de: A fazer; Fazendo; Pronto. Na figura a seguir você pode observar como funciona um quadro Kanban.

Exemplo de quadro Kanban.
Exemplo de Quadro Kanban.

Ao criar seu quadro kanban, todas suas atividades devem ser colocadas no grupo A fazer. Em seguida, se define qual a tarefa mais importante que você possui e ela é passada para o quadro Fazendo. Caso você consiga fazer mais de uma tarefe ao mesmo tempo, mais quadros podem ser adicionados, respeitando o limite máximo de 5 tarefas ao mesmo tempo. Quando a tarefa for concluída, você deve passar o cartão de Fazendo para Pronto.

Uma ferramenta que permite a criação de maneira fácil de quadros Kanbans, de maneira grátis, se chama Trello. Ele permite que você crie seus quadros, e escolha o nome de cada lista. Em seguida você pode adicionar cartões conforme sua vontade. Aqui no Agente G, nós usamos cartões para gerenciar diversas áreas. Além de um quadro criado para o desenvolvimento da plataforma, temos quadros para a área de marketing e para tarefas pessoais, entre outros. Na figura 2 a seguir, você pode observar um quadro real usado para gerenciar o marketing aqui do Agente G:

Quadro Kanban para gerenciamento de marketing
Quadro Kanban para gerenciamento de marketing

Como mencionei, o nome das colunas podem ser alterados. Nesse quadro eu uso os seguintes nomes:
– Backlog: espécie de backup para ideias futuras que podem ser implementas;
– A Fazer: Atividades que precisam ser feitas;
– Fazendo: Atividades que estão sendo feitas no momento;
– Em espera: Atividades em espera por motivos externos (precisam de autorização, esperando resposta, etc)
– Feito: Atividades concluídas.

O Trello possui diversas funcionalidades, como adicionar membros as tarefas, criar prazos de entrega, colocar etiquetas de cores, assim como classificar por grupos as atividades.

É uma ferramenta muito útil para organização de tarefas, e pode ser adaptada a qualquer tipo de atividade desenvolvida.

As sugestões demostradas nesse texto, são introdutórias aos conceitos de metologia ágil. Caso você queira se aprofundar mais no assunto, sugiro esse artigo.

Vale a pena você testar a ferramenta. Para organizar desde suas tarefas pessoais, gestão de um time, gestão de algum setor de uma empresa, entre diversas outras tarefas, o Trello é uma das melhores ferramentas para aumentar sua produtividade.

Selo Chuck Norris de Aprovação
Selo Chuck Norris de Aprovação

Aqui também fica sugestões de como usar as diferentes funcionalidades do Trello. 

E aqui um tutorial para iniciantes.

Espero que tenham gostado e sugiro a todos que se interessarem criarem uma conta em www.trello.com.

Escrito por: Guilherme Schabbach

Fontes:

https://blog.trello.com/br/exemplos-trello

https://blog.trello.com/br/gestao-de-tarefas

https://www.devmedia.com.br/uma-visao-geral-sobre-metodologia-agil/27944