Acredito que você conheça bastante sobre seu processo de compras. Com a experiência de estar sempre negociando diversos itens, é comum o comprador ou responsável pela área de manutenção ter mapeado toda sua carteira de fornecedores, sabendo direcionar as suas demandas.

Mas a verdade é que a rotina de quem trabalha com compras de manutenção é sempre muito corrida. Receber demandas diversas, entender a utilização destes produtos, direcionar para fornecedores parceiros, fazer follow ups até obter todas informações técnicas e tributárias do produto, além de ter que cobrar a entrega no prazo dos fornecedores fazem parte do dia a dia da maioria dos compradores.

Dessa maneira, muitas vezes falta tempo para o comprador se dedicar a funções mais estratégicas, o que deveria ser seu foco principal. Afinal, não importa a qualidade do serviço, todo processo pode ser melhorado. Atletas de elite focam em corrigir ao máximo os seus erros, de maneira a evoluir o seu trabalho, e isso pode ser aplicado a rotina de qualquer profissional.

Quantos pontos podem ser melhorados no seu processo, que fariam você atingir maiores resultados?
Quantos pontos podem ser melhorados no seu processo, que fariam você atingir maiores resultados?

Você já parou pra pensar quanto tempo você gasta com processos que poderiam ser automatizados? Quantas ligações e e-mails você troca até encontrar os produtos que você necessita? E quantas ligações são feitas para verificar se o produto foi enviado, se a data de entrega está correta?

Muito tempo perdido, correto? O comprador perde boa parte do seu tempo somente com tarefas que não geram valor para seu trabalho, como envio de e-mails e ligações para verificar se todo o processo está de acordo. Tarefas estas que se automatizadas iam trazer um ganho de produtividade para o comprador.

Quais os principais motivos que diminuem a produtividade do seu setor de compras?

Dentro da rotina do comprador, existem diversos problemas que dificultam a vida do comprador e diminuem seu rendimento. Alguns deles são:

– Falta de clareza na descrição do produto por parte do fornecedor: Esse tipo de situação, muito comum, tanto para atendimento via televendas, quanto para atendimento pela internet, é gerada pela falta de descrição dos produtos, falta de informações técnicas e falta de fotos claras. Isso impede a clareza para o comprador sobre o produto ofertado de maneira rápida.

– Falta de informações tributárias: Produtos onde o vendedor não sabe informar NCM, IPI, ICMS e PIS/COFINS são comuns de encontrar. Para a maioria das empresas, essas informações são básicas, e a negociação não pode ser feita sem elas. Mesmo assim é comum esse tipo de erro, tanto em lojas físicas quanto em e-commerces.

– Falta de melhores opções de frete: Em muitos casos o produto a ser comprado exige urgência. Mesmo assim, são poucos fornecedores que ofertam de maneira clara os diferentes tipos de fretes, como o expresso e o aéreo. Essa falta de opção muitas vezes atrapalha a área de produção da empresa, causando um custo muito maior ao ficar parada do que o de pagar um frete aéreo, por exemplo.

– Problema de cadastros de fornecedores: Muitas empresas têm foco na redução da quantidade de fornecedores, como uma maneira de aumentar a eficiência do setor de compras. Para atingir isso, é necessário que os fornecedores cadastrados possuam, além da indispensável qualidade no seu serviço, acesso a uma grande base de produtos fornecidos, de maneira a poderem atender uma parte grande da demanda da empresa.

– Falta de fornecedores para itens de pouca recorrência: A maioria dos fornecedores cadastrados dentro da carteira dos compradores são, em geral, de produtos com recorrência dentro da empresa. Mas como fica quando é necessário comprar peças de reposição para manutenção? Peças para máquinas compradas fora do Brasil? Sensores para máquinas comprados uma vez a cada 10 anos? Máquinas e equipamentos para os laboratórios? Entre diversos outros. Não faz sentido cadastrar a cada demanda um novo fornecedor, por isso é importante ter fornecedores coringa que atendam diversas demandas.

Ok, apresentei diversos problemas no setor de compras, mas como resolver?

Diversas empresas desenvolveram soluções para a área de compras. Tanto soluções como terceirização de parte do setor de compras, portais focados na indústria e e-commerces voltados a área industrial.

Algumas destas empresas estão bem estabelecidas no mercado, mas só uma possui todas as funcionalidades descritas a seguir, o Agente G (www.agenteg.com.br):

– Acesso em tempo real a diversas opções de aquisição;
– Busca ativa (desenvolvemos fornecedor e encontramos produtos de difícil acesso);
– Curva de aprendizagem simples;
– Foco em produtos de manutenção.

Nós somos uma plataforma focada em manutenção industrial, que tem como objetivo trazer ganho de produtividade para as indústrias.

Através da nossa plataforma é possível ter acesso em tempo real a diversos produtos e serviços. Dentro da plataforma, cada fornecedor tem sua loja, e cada comprador tem acesso a toda nossa base de produtos.

Caso você queria dar o próximo passo para aumentar o rendimento do seu time de compras de manutenção, conheça nossa solução www.agenteg.com.br!

Plataforma de Manutenção Industrial 4.0
Plataforma de Manutenção Industrial 4.0

Escrito por: Guilherme Schabbach

Fontes:
https://www.acheiusa.com/Noticia/trofeu-maria-lenk-tem-luta-de-cielo-para-classificacao-33235/cielo/