Devido aos recentes períodos de crise, a maioria das indústrias passaram por processos de enxugamento do seu quadro de funcionários. Dessa maneira, cada funcionário que ficou na empresa recebeu maiores responsabilidades, assumindo papéis cada vez mais estratégicos para a empresa.

Essa mudança de posicionamento é bem visível no setor de compras das empresas. Compradores estão cada vez mais ligados a papéis estratégicos, com bastante foco em reduzir os custos na compra de produtos, focando seu tempo em negociar os itens de maior valor agregado, e que representam maior custo para a empresa.

Dessa maneira, a segmentação das carteiras de compras, dividindo o tempo dedicado a cada item, deve ser feita conforme o valor associado a cada produto. Estudos mostram que um comprador de uma empresa de médio porte compra cerca de R$ 500.000 por mês. Se dividirmos esse tempo por 200 horas mensais  trabalhadas, cada comprador compra em média R$ 2.500 reais por hora de trabalho.

Logo, a estratégia de compras deve ser feita de maneira que, por exemplo, um item de R$ 20.000 tenha 8 horas dedicadas a sua procura e negociação, enquanto um item de R$ 600 deve ter no máximo 15 minutos dedicados a sua procura. Na prática, sabe-se que isso não reflete a realidade da maioria das empresas. O comprador tem sob sua responsabilidade uma grande quantidade de itens que precisam ser comprados, o que gera muito trabalho braçal na busca por itens básicos e resulta em falta de tempo para o comprador se dedicar aos itens de maior valor agregado e ao desenvolvimento de novos fornecedores.

Para garantir que a estratégia esteja alinhada e que os custos de cada setor estejam distribuídos corretamente, é importante manter registro do custo de cada atividade. No blog do Quanto Sobra, diversas planilha estão disponíveis e é possível realizar o download delas para utilizar na sua empresa. Algumas estão disponíveis são: planilha de custos, planilha de controle de fluxo de caixa, planilha de gestão de serviços, entre diversas outras. Se você tiver interesse acesse Aqui e leia a notícia completa.

Nós do Agente G somos um facilitador para o setor de compras, atuando como um braço direito do comprador, focando em encontrar itens da área da manutenção, que se encaixam na curva C. Assim auxiliamos o comprador a ter mais tempo para focarem em buscar itens de maior valor, de curva A e B.

Através do nosso site www.agenteg.com.br é possível enviar pedidos de cotações de produtos, sem custo de assinatura ou cobrança por pedido enviado. Através da nossa base de fornecedores nós encontramos o produto e as informações tributárias e logísticas necessárias.