O setor de compras cada vez mais assume um papel estratégico dentro da empresa. Além das compras habituais, o desenvolvimento de fornecedores, atuação em toda a supply chain (verificando desde a compra até a entrega dos itens na empresa), e o trabalho em parceira com o PCP são funções habituais na rotina do comprador.

Dessa maneira, é necessário desenvolver estratégias que se adaptem a essa realidade, evitando que o comprador desperdice seu tempo, e possa assim se dedicar a realizar o trabalho estratégico e que apresentam maior retorno para a empresa.

  • Aumento da produtividade através da segmentação da carteira de compras: Esta estratégia, adotada por diversas empresas, permite a divisão do foco dos setores de compras em itens específicos, facilitando a especialização dos compradores, e também a divisão de tempo que cada curva (A, B e C) precisa;
  • A utilização de softwares de gestão também é um diferencial na produtividade dos setores de compras. Sistemas integrados que permitem busca rápida por produtos previamente comprados e que possui o contato dos fornecedores de maneira prática, permite um ganho de produtividade no setor de compras;
  • A utilização de sistemas de gestão de projetos também pode ser aplicada no setor de compras. Por exemplo, os quadros kanban são uma maneira de dar maior vazão ao fluxo de trabalho, dividindo as tarefas em estágio de realização (a fazer, fazendo, feito) e em grau de prioridade (urgente, intermediária, normal). O kanban, além de ser uma fonte visual das necessidades de compras, permite a segmentação em diversos produtos, como por exemplo, produtos recorrentes para estoque e itens pontuais que são comprados poucas vezes, através da criação de mais de um quadro kanban;
  • O desenvolvimento de fornecedores é também parte fundamental do trabalho do setor de compras. Cada vez mais as empresas estão focando em reduzir o seu quadro de fornecedores e manter somente parceiros com potencial estratégico dentro da empresa. O setor de compras é parte fundamental nesse processo. Através do desenvolvimento de fornecedores de alto nível é possível aumentar a eficiência do setor de compras e reduzir custos.

Nós do Agente G atuamos como um parceiro do setor de compras, auxiliando a busca por itens de curva C, que muitas vezes são de difícil acesso ou que fogem da carteira de itens usuais do comprador, e por isso demandam muito tempo mas representam pouco retorno financeiro para a empresa.

Através do nosso site www.agenteg.com.br é possível enviar pedidos de cotações de produtos, sem custo de assinatura ou cobrança por pedido enviado. Através da nossa base de fornecedores nós encontramos o produto e as informações tributárias e logísticas necessárias