O comprador da indústria se depara com diversas demandas no seu dia a dia, o que o impede de focar sua ação nos itens que realmente fazem diferença no fluxo de caixa da empresa, os itens de curva A. Se levar em consideração que, conforme a curva ABC, a curva A sozinha representa 20% da variedade dos produtos comprados (matéria-prima e insumos) e aproximadamente 80% do custo total do setor de compras, fica evidente a urgência do comprador em direcionar sua prioridade em atender essa demanda.

Olhando melhor para a curva ABC, a curva B representa 30% da variedade de itens e 15% dos custos, já os numerosos itens do setor C, representam significativos 50% da variedade de itens do setor de compras, porém somente 5% dos custos. Estes 50% de volume e 5% de custo nos mostra que os itens de curva C representam uma grande variedade, mas um baixo custo envolvido, portanto não demandam preocupação como os itens caros da curva A, mesmo assim são necessários e numerosos e não há como deixar de comprá-los.

É necessária, portanto, a articulação e adaptação do setor de compras conforme essa demanda distinta de itens, situação que demonstra um desconforto diário do comprador, pois os itens de curva C muitas vezes são de difícil acesso (por fugirem dos itens habituais de compras), além de serem numerosos e de não representarem tanto impacto no fluxo de caixa da empresa.

O fluxo ideal para o comprador seria dispor de mais tempo para negociação dos itens de curva A, e um processo mais facilitado nos itens de curva C, permitindo assim focar em desenvolver fornecedores dos itens que mais pesam à empresa. Estratégias de segmentação de cada setor de compras, dividindo as famílias que cada comprador é responsável aumentam a eficiência do setor de compras. Outra estratégia é trabalhar com fornecedores parceiros focados em cada uma das famílias, facilitando assim para o comprador a busca de cada produto necessário.

Nós do Agente G focamos em ajudar o comprador a encontrar itens de curva C, atuando como um parceiro do setor de compras, auxiliando a busca por itens de difícil acesso ou que fuja da carteira de itens usuais do comprador.

Através do nosso site www.agenteg.com.br é possível enviar pedidos de cotações de produto, sem custo. Nós encontramos o fornecedor e realizamos a conexão entre compradores e fornecedores, reduzindo assim custos e diminuindo o lead time de compras.